29/04/2009

Empadão de Carne

Ora aqui está um dos meus pratos favoritos. Não é nada light, fico cheia de peso na consciência ( e nas ancas também...) mas ontem apeteceu-me!


Empadão de Carne


Carne:
500gr de carne de novilho picada*1, 1 cebola, 2 dentes de alho, polpa de tomate, vinho branco e leite q.b, 1 colher de mostarda, sal, pimenta preta moída na hora, azeite e alecrim*2

Num tacho coloquei a cebola picada com os dentes de alho também picados, um fio de azeite e a polpa de tomate. Deixei refogar e juntei a carne com o Alecrim. Quando a carne começou a cozinhar juntei um pouco de vinho branco. Deixar ficar mais uns minutos e juntei uma colher de mostarda. Quando a carne estava praticamente cozinhada juntei o leite, o sal e a pimenta.


Puré:
6 batatas roxas grandes, Leite, manteiga, sal, pimenta preta e noz moscada moídas na hora.

Cozem-se as batatas até que estas fiquem bem moles.

Coloca-se no fundo de um tacho uma noz generosa de manteiga. Coloca-se o passe-vite em cima do tacho e começa o trabalho de braços de reduzir a batata a puré (eu uso passe-vite manual). Depois de concluído leva-se o tacho ao lume e juntamos o leite que se deve ir adicionando aos poucos. Tempera-se com sal, pimenta e noz moscada. Pode colocar-se um pouco mais de manteiga. Está pronto quando tiver a consistência desejada.

Depois é só colocar uma camada de puré num pirex de ir ao forno, uma camada de carne e novamente puré. Por cima leva ovo batido e vai ao forno.

Está pronto quando a camada superior está dourada.

Acompanhar com uma salada de alface e rúcula.



*1- Biológica da Herdade do Freixo do Meio
*2- Apanhado na horta

1 comentário:

  1. Com este não me levavas. Como, mas não acho graça nenhuma a empadões :)

    ResponderEliminar

Sugestões? Dúvidas? Conselhos?
Opiniões? Qualquer coisa?

Sim, é aqui: