13/04/2010

Lulas Recheadas

Lulas é algo sempre muito bem recebido lá por casa. Guisadas, Grelhadas mas principalmente recheadas.

Faço as lulas recheadas de uma forma bastante simples.


Lulas Recheadas

7 Lulas Médias; 3 Cebolas; 3 dentes de Alho; meio Alho Francês; 1 Tomate fresco; 6 Gambas; Caldo de Tomate*; 2 colheres de sopa de Manteiga; 1 copo de Vinho Branco; 1 folha de Louro; Açafrão; Oregãos; Sal; Pimenta


Para o recheio,
triturar os braços e os tentáculos das 7 lulas e uma lula inteira.

Faz-se um refogado com 2 cebolas, 1 dente de alho, 2 cubos de caldo de tomate, 3 colheres de sopa de azeite e uma folha de louro. Quando a cebola estiver murcha junta-se o preparado de lulas triturado. junta-se 1 colher de chá de Açafrão e outra de oregãos. Sal e Pimenta (5 bagas) q.b.

Deixa-se em lume brando, tapado, durante cerca de 40 minutos.

Quando está pronto enchem-se as lulas restantes com o recheio e 1 gamba por lula. Fecha-se com um palito.

No tacho onde cozinhámos o preparado anterior coloca-se 1 cebola, 1 dente de alho, 1 tomate e o alho francês triturados com a manteiga. Quando a manteiga está derretida envolve-se bem. Deixamos uns minutos e adiciona-se as lulas. Juntamos sal e pimenta q.b e regamos com o vinho branco.

Deixa-se cozinhar em lume brando durante cerca de 1 hora, ou até as lulas estarem tenras, mexendo de vez e quando e virando as lulas.

E está pronto!

Acompanha com Puré de Batata cuja receita já foi publicada aqui.



*Na época do tomate e quando fiz as compotas guardei todo o sumo de tomate que resultava de deixar o tomate a escorrer. Coloquei em sacos de gelo e tenho usado como caldo de tomate. Fica muito bom.

4 comentários:

Sugestões? Dúvidas? Conselhos?
Opiniões? Qualquer coisa?

Sim, é aqui: