22/04/2010

Rissóis de Peixe



Não é novidade para os que me conhecem que sou uma devoradora de livros, blogs, artigos ou revistas, de receitas!!

Um dos blogs de culinária do qual sou leitora assídua é o Elvira's Bistrot. Tenho vontade de fazer todas as receitas que são publicadas e recorro a esse espaço muitas vezes.

No passado fim-de-semana, para aproveitar uma posta de peixe, decidi fazer rissóis. A receita é daqui com pequeníssimas alterações quer de paladar quer de quantidades.


Rissóis de Peixe

Recheio
200 g de Pescada nº 5 do Chile; 1 Cebola pequena; 1 dente de Alho; 4 Tomates; 2 colheres de sopa de Azeite; 1 colher de sopa de Pão Ralado; Salsa Picada, Endro e Oregãos (misturados) 1 colhere de Sopa; Sal e Pimenta q.b.

Massa
175g de farinha; 25g de manteiga; 3 dl de água, 1 pitada de flor de sal

Para Fritar
1 ovo; pão ralado q.b e Azeite

Sobrou-me uma posta de pescada nº 5 do Chile que como já estava cozida aproveitei para guardar já sem pele e sem espinhas e desfiada grosseiramente.

Levar a cebola a alourar com os alhos em azeite. Juntar o tomate e cozinhar, aproximadamente 5 minutos.

Juntar o peixe, envolver bem. Polvilhar com o pão ralado, a salsa, o endro e os orégãos. Mexer novamente. Adicionar sal e pimenta. Mexer uma última vez e retirar do lume.

Deixar a arrefecer enquanto se prepara a massa.

Para a massa colocamos a água, a manteiga e o sal num tacho. Depois de ferver juntar-se a farinha ,de uma vez, mexendo sempre. Continuar a mexer até a massa descolar do tacho.

Colocamos a massa na bancada, deixamos arrefecer e estendemos com um rolo até ficar fina.

Com um copo de 8cm de diâmetro fiz círculos.

Com o recheio já frio coloquei o preparado de peixe a meio de cada circulo, dobrei e fechei calcando com as pontas dos dedos a toda a volta das meias luas.

Passei os rissóis pelo ovo batido e depois por pão ralado.

Fritei alguns e os restantes congelei.

Deu para aproximadamente 30 rissóis pequenos.



----

Ontem o Homem da casa jantou sozinho. Aproveitou para fritar uns. Retirou do congelador e fritou sem descongelar. Disse que estavam tão bons como os acabados de fazer. Eu confio!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sugestões? Dúvidas? Conselhos?
Opiniões? Qualquer coisa?

Sim, é aqui: