12/10/2010

Lasanha da Filipinha

Gosto de fazer coisas diferentes. Nem sempre tenho tempo mas quando tenho gosto que o jantar seja especial. Ainda tenho beringelas, tomate e pimento da minha horta e gosto de osjuntar a muitos cozinhados.

Tenho feito Lasanha com massa fresca. Para fugir à Lasanha comum de carne tenho misturado legumes. A que fiz ontem mereceu os maiores elogios da minha cobaia favorita!


Lasanha da Filipinha com Bechamel


3 Placas de massa de Lasanha Fresca*; 400g de Carne de Vitela Picada; 1 Cebola; 3 dentes de Alho; 2 tomates; meio Pimento Verde; 1 Beringela pequena; 10 Cogumelos Paris frescos; 1 folha de Louro; 1 dl de vinho branco; Mistura de Queijos Ralados, Sal, Pimenta, Cominhos e Ervas q.b.
Bechamel: 6dl de leite; 3 colheres de sopa de manteiga; 3 colheres de sopa de farinha; 2 ovos; sal, pimenta e noz moscada q.b.


Levei a cebola picada, juntamente com o alho e a folha de louro, a refogar num fio de azeite, até ficar transparente. Juntei o tomate picado e deixa estar ao lume cerca de 5 minutos em lume brando. Adicionei a carne e deixei cozinhar cerca de 15 minutos. Juntei o vinho deixei mais uns minutos, até evaporar, e juntei o sal, a pimenta, os cominhos e a mistura de ervas secas. Deixei apurar mais 5 minutos e reservei.

Cortei a beringela no sentido do comprimento e coloquei com uns grãos de sal em papel absorvente durante cerca de 10 minutos. Decorridos 10 minutos passar por água e secar com papel absorvente.

Numa Frigideira, com um fio de azeite, fritei o pimento em tiras muitas finas, os cogumelos fatiados e por fim a beringela à rodelas. Temperei com sal, pimenta e a mistura de ervas secas e reservei.

Para o molho Bechamel levei ao lume a manteiga e depois de derreter juntei a farinha mexendo sempre para ficar um creme liso. Aos poucos vai-se adicionando o leite bem quente nunca parando de mexer. Junta-se sal, pimenta e noz moscada q.b e mexe-se até estar com a consistência desejada (deve ficar um creme ligeiramente espesso). Quando estiver no ponto desejado desliga-se e deixa-se arrefecer um pouco. Juntam-se então 2 gemas de ovos que se batem energicamente para o ovo não talhar e vai ao lume, mexendo sempre, mais 2 ou 3 minutos, e está pronto.

Num tabuleiro de ir ao forno (eu uso um que é quase do mesmo tamanho das placas de lasanha) untei a base com pouco de manteiga, cobri com bechamel e coloquei uma placa de massa. Por cima coloquei carne, molho bechamel e queijo ralado; Coloquei mais uma placa de massa. Por cima os legumes, molho bechamel e queijo ralado; Coloquei uma placa de massa, cobri com o restante bechamel e queijo ralado a cobrir toda a superfície.

Foi ao forno, pré-aquecido a 200º, durante cerca de 20 minutos, altura em que o bechamel já fervia e o queijo já estava gratinado.

Acompanhei com salda de alface e rúcula, temperada com sal com ervas moído na hora, Vinagre Balsâmico tinto e Azeite!


* Compro as da marca Pingo Doce.



Nota: Também gosto deste molho Bechamel.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Sugestões? Dúvidas? Conselhos?
Opiniões? Qualquer coisa?

Sim, é aqui: