06/08/2009

Compota de Tomate

A Horta este ano está ao rubro! Tomate há com fartura e é preciso aproveitar.

Não sou apreciadora de Compotas mas Família e Amigos gostam. Até agora tem sido um sucesso uma vez que dos frascos que ofereci foram consumidos praticamente na totalidade após a abertura!


Compota de Tomate

2 kg de tomate maduro, 1 kg açúcar amarelo, 1 pau de canela, 1 limão

Pelei o Tomate, retirei as sementes e deixei a escorrer durante 2 horas.

Parti o tomate em pedaços pequenos e coloquei num tacho com o açúcar. Mexi bem e juntei a canela e a casca do limão.

Deixei ferver durante cerca de 1h30, em lume brando, até ter ganho consistência.

Ainda quente coloquei em frascos e coloquei os rótulos.



Nota: Rendeu 4 frascos médios (cerca de 0.5 lt)

4 comentários:

  1. Eu cá acho que devia ter o nome de "Doçuras da Filipinha" ou "Prazeres da Filipinha"

    ResponderEliminar
  2. Também não gosto de compotas ou doces, mas de vez em quando, como recheio de um bolo de chocolate, não ficam mal.

    Esta parece simples e boa. Usas menos açucar do que é normal, não usas?

    ResponderEliminar
  3. Olá Iris,

    Nunca tinha feito e achei que 2 kilos de açúcar para 2 kilos de tomate era muito porque o meu tomate é muito doce, nada ácido. Usei menos 1 kilo e resultou bem!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Então e não há ainda 1 frasquinho para mim!? ;) Eu Adoro Compota de Tomate 'yes (lembrei-me logo quando a minha Avó fazia)! Vais no bom caminho :)

    ResponderEliminar

Sugestões? Dúvidas? Conselhos?
Opiniões? Qualquer coisa?

Sim, é aqui: