01/05/2010

Risotto de Gambas com Algas e Espargos

Ainda o fim-de-semana vai a meio e já me está a saber tão bem!!

Hoje foi dia de passeio, de namorar, de descontrair.

Depois de ouvir várias vezes que esta semana andei muito longe dos tachos achei que depois de uma divertida tarde de passeio era hora de me esmerar na cozinha.

Assim, para o jantar, enquanto bebericava um Esteva de 2008, fui preparando um Risotto com o que havia cá por casa.

Risotto de Gambas, Algas e Espargos

275g de Gambas (já descascadas e sem cabeça); 20g de Alga; 3 Espargos Brancos grandes (já cozidos); 3 dentes de Alho; 1 Cebola; 150ml de Vinho Branco; 25g de Alga; 1 Malagueta; 1 talo grande de Aipo; 2 cubos de Caldo de Tomate*; 2 colheres de sopa de Queijo parmesão ralado; 180g de Arroz para Risotto (ou arroz redondo, tipo Carolino) Azeite, Salsa, Sal e Pimenta q.b.

Cozer as gambas durante 10 minutos com a malagueta e o talo de aipo.

Colocar as algas numa taça, cobertas com água quente, para hidratar.

Depois de cozidas as gambas retirar a malagueta, o talo de aipo e as gambas deixando apenas 4. Passar com a varinha mágica as 4 gambas (com a água da cozedura) e reservar este caldo mantendo quente.

Numa frigideira com um dente de alho, muito picadinho, salteiam-se as gambas, os espargos e meio talo de aipo (metade do talo usado na cozedura das gambas), cortado muito fininho, em azeite. Reserva-se.

Num tacho largo leva-se a refogar, em azeite, 2 dentes de alho com a cebola até esta estar murcha. Adiciona-se o arroz (sem lavar) e envolve-se bem. Quando começar a secar junta-se o vinho e mexe-se até este evaporar. Começa-se então a juntar, aos poucos, o caldo onde cozeram as gambas. À medida que vai secando vai-se juntado caldo. Este processo dura cerca de 20 minutos.

5 minutos antes de estar pronto adicionam-se as gambas com a alga e os espargos continuando a mexer bem e a adicionar caldo, se necessário.

Antes de servir adiciona-se o queijo ralado e polvilha-se com salsa.

Ficou uma delicia.

Acompanhei com tomate à rodelas temperado com sal, oregãos, azeite e vinagre balsâmico


*Na época do tomate e quando fiz as compotas guardei todo o sumo de tomate que resultava de deixar o tomate a escorrer. Coloquei em sacos de gelo e tenho usado como caldo de tomate.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Sugestões? Dúvidas? Conselhos?
Opiniões? Qualquer coisa?

Sim, é aqui: