08/01/2012

Bacalhau À Zé do Pipo

Ouvi dizer que o Bacalhau à Zé do Pipo foi criado por um Senhor do Porto, dono de uma casa de pasto, a quem todos chamavam de Zé do pipo. Nesta coisa das histórias nunca sabemos se corresponde ou não à verdade mas aqui a verdade é só uma, é uma delícia e fácil, fácil, de confeccionar.

Bacalhau à Zé do Pipo

2 postas altas de Bacalhau; 1 Cebola; 2 dentes de Alho; Leite; Azeite; Puré de Batata; Sal e pimenta q.b.; Maionese; pickles e azeitonas pretas.

Escaldar o bacalhau em azeite durante 5 minutos. Retirar o bacalhau e reservar o leite.

Retirar a pele e as espinhas e a pele ao bacalhau e arranjar em lascas grossas.

Numa frigideira com azeite colocar a cebola às rodelas finas e os dentes de alho às fatias finas. Quando a cebola estiver transparente juntar o bacalhau, temperar a gosto com sal e pimenta e deixar durante aproximadamente 10 minutos.

Fazer Puré de batata:

Puré:
6 batatas grandes, Leite, manteiga, sal, pimenta preta e noz moscada moídas na hora.

Cozem-se as batatas até que estas fiquem bem moles. 20 minutos assim que a água começa a ferver é suficiente.

Coloca-se no fundo de um tacho uma noz generosa de manteiga. Coloca-se o passe-vite em cima do tacho e começa o trabalho de braços de reduzir a batata a puré (eu uso passe-vite manual). Depois de concluído leva-se o tacho ao lume e juntamos o leite, onde o bacalhau foi escaldado que se deve ir adicionando aos poucos e poderá não ser todo necessário. Tempera-se com sal, pimenta e noz moscada. Pode colocar-se um pouco mais de manteiga. Está pronto quando tiver a consistência desejada. Aconselho a que não fique muito espesso porque ainda vai ao forno.


Num recipiente de ir ao forno coloca-se o bacalhau a meio e o puré à volta. Cobre-se o bacalhau com maionese e vai ao forno a gratinar.

Já fora do forno cobre-se com pickles e azeitonas pretas e está pronto!