20/10/2010

Salada Fria de Peixe com Maionese

Ontem para o jantar, a pedido, fiz uma salada fria, tipo salada russa.


Salada Fria de Peixe com Maionese


2 postas de Peixe; 5 Batatas novas pequenas; 1 chávena de Ervilhas; 1 cenoura; meia Cebola; meio Pimento Verde, 2 ovos, 8 Gambas grandes, Azeite, Manjericão e sal q.b


Maionese

1 ovo, 3dl de Azeite; meio limão; 2 dentes de Alho; Sal, Pimenta e Molho Inglês, q.b.

Cozer o peixe e desfiar eliminando a pele e as espinhas. Reservar.


Cozer as batatas durante 20 minutos com casca e sal.

Cozer as ervilhas e a cenoura durante 15 minutos com sal.

Numa frigideira levar a cebola e o pimento com um fio de azeite até a cebola estar dourada.


Cozer as gambas (usei congeladas já descascadas) durante 5 minutos em água a ferver com sal.

Cozer os ovos, em água a ferver durante 10 minutos.

Descascar as batatas e cortar aos pedaços pequenos. Cortar a cenoura em pedaços pequenos. Picar um dos ovos cozidos.


Numa taça juntar todos os ingredientes excepto as gambas, o manjericão e um dos ovos cozidos.

Para a maionese coloquei num copo alto (o da varinha mágica) o ovo inteiro, o azeite, os dentes de alho, o sumo de meio limão, sal, pimenta branca e umas gotas de molho inglês.

Coloquei junto ao fundo do copo a varinha mágica, na velocidade máxima, e fui subindo até estar pronta. Resulta sempre!


Misturei a maionese na salada reservando uma parte para a cobrir. Depois de cobrir a salada com maionese coloquei as gambas, um ovo às rodelas e o manjericão picado!


E está pronto!

Simples, rápido e saboroso!


19/10/2010

Pão Recheado com Queijos

Na festa dos 50 anos do Homem da casa tive que recorrer a tudo o que era ideias para entradas.

Decidi fazer tudo em casa e apostar nas entradas. Para além das coisas que faço habitualmente lembrei-me de uma iguaria que desde sempre me lembro de comer em casa de uma amiga do coração.

É uma receita já conhecida de alguns mas totalmente desconhecida para outros.

Depois da festa já fiz mais duas vezes e é sempre um sucesso.



Pão Recheado com Queijos


1 Pão alentejano redondo; 1 Cebola; 6 dentes de Alho; 2 Linguiças grandes ou 4 pequenas; 1 pacote de Queijo Mozarella e 2 de Emmental ralados; 1 frasco grande de Maionese; Manjericão

Fazer uma abertura na parte de cima do pão e retirar o miolo. Reservar a "tampa" do pão.

Picar a cebola, os dentes de alho e a linguiça.

Misturar todos os ingredientes (excepto o manjericão) e encher o pão. Colocar manjericão picado por cima.

Num recipiente vai ao forno tapado com papel de alumínio, aproximadamente 1 hora. Quando começar a ferver retira-se o papel de alumínio para gratinar.

Parte-se a tampa aos bocados e coloca-se junto ao pão para torrar e será óptimo como tostas!

Está pronto quando estiver bem quente e bem gratinado.

Deve ser comido bem quente acompanhado com pão ou tostas.


Nota: A fotografia não é minha mas o aspecto é o mesmo. Eu encho mais o pão e deixo a parte de cima gratinar mais. Como leva o manjericão fica verdinho na parte de cima!

18/10/2010

Pimentos Recheados com Peixe

A comida lá por casa continua, maioritariamente, a ser ditada pelo que a horta dá.

Os Pimentos Verdes foram mais que muitos e daí ter feito várias receitas com pimento. Para além de os utilizar em tudo o que foi refogados e receitas de legumes.

Pimentos Recheados com Peixe

2 postas de Maruca; 2 Pimentos Verdes; 50g de Manteiga; 2 colheres de sopa de Farinha; 2 dl da Água onde cozeu o peixe; 1 dente de Alho; 1 folha de Louro; Noz Mosccada, Coentros, Sal, Pimenta, Queijo Emmental e Azeite, q.b.

Cozi as duas postas de Maruca durante cerca de 6 minutos em água a ferver com o dente de alho, a folha de louro e um fio de Azeite. Retirei o peixe e reservei 2dl da água da cozedura.

Desfiz a Maruca em pedaços não muito pequenos, sem pele e sem espinhas, e reservei.

Fervi os 2 pimentos durante 5 minutos. Depois de fervidos cortei ao meio e retirei as sementes.

Levei um tacho ao lume com a manteiga e depois desta derreter juntei a farinha mexendo sempre até estar desfeita. Aos poucos fui adicionando a água previamente reservada até ficar um creme sem grumos. Juntei então a Maruca, temperei com sal pimenta e noz moscada e coentros picados.

Enchi os pimentos e coloquei, deitados, num pirex de ir ao forno. Polvilhei toda a superfície com queijo emmental ralado e foi ao forno a 180º aproximadamente 20 minutos. Deve retirar-se quando o queijo estiver gratinado!

Acompanhei com arroz de Alho Francês e Beringela.

12/10/2010

Lasanha da Filipinha

Gosto de fazer coisas diferentes. Nem sempre tenho tempo mas quando tenho gosto que o jantar seja especial. Ainda tenho beringelas, tomate e pimento da minha horta e gosto de osjuntar a muitos cozinhados.

Tenho feito Lasanha com massa fresca. Para fugir à Lasanha comum de carne tenho misturado legumes. A que fiz ontem mereceu os maiores elogios da minha cobaia favorita!


Lasanha da Filipinha com Bechamel


3 Placas de massa de Lasanha Fresca*; 400g de Carne de Vitela Picada; 1 Cebola; 3 dentes de Alho; 2 tomates; meio Pimento Verde; 1 Beringela pequena; 10 Cogumelos Paris frescos; 1 folha de Louro; 1 dl de vinho branco; Mistura de Queijos Ralados, Sal, Pimenta, Cominhos e Ervas q.b.
Bechamel: 6dl de leite; 3 colheres de sopa de manteiga; 3 colheres de sopa de farinha; 2 ovos; sal, pimenta e noz moscada q.b.


Levei a cebola picada, juntamente com o alho e a folha de louro, a refogar num fio de azeite, até ficar transparente. Juntei o tomate picado e deixa estar ao lume cerca de 5 minutos em lume brando. Adicionei a carne e deixei cozinhar cerca de 15 minutos. Juntei o vinho deixei mais uns minutos, até evaporar, e juntei o sal, a pimenta, os cominhos e a mistura de ervas secas. Deixei apurar mais 5 minutos e reservei.

Cortei a beringela no sentido do comprimento e coloquei com uns grãos de sal em papel absorvente durante cerca de 10 minutos. Decorridos 10 minutos passar por água e secar com papel absorvente.

Numa Frigideira, com um fio de azeite, fritei o pimento em tiras muitas finas, os cogumelos fatiados e por fim a beringela à rodelas. Temperei com sal, pimenta e a mistura de ervas secas e reservei.

Para o molho Bechamel levei ao lume a manteiga e depois de derreter juntei a farinha mexendo sempre para ficar um creme liso. Aos poucos vai-se adicionando o leite bem quente nunca parando de mexer. Junta-se sal, pimenta e noz moscada q.b e mexe-se até estar com a consistência desejada (deve ficar um creme ligeiramente espesso). Quando estiver no ponto desejado desliga-se e deixa-se arrefecer um pouco. Juntam-se então 2 gemas de ovos que se batem energicamente para o ovo não talhar e vai ao lume, mexendo sempre, mais 2 ou 3 minutos, e está pronto.

Num tabuleiro de ir ao forno (eu uso um que é quase do mesmo tamanho das placas de lasanha) untei a base com pouco de manteiga, cobri com bechamel e coloquei uma placa de massa. Por cima coloquei carne, molho bechamel e queijo ralado; Coloquei mais uma placa de massa. Por cima os legumes, molho bechamel e queijo ralado; Coloquei uma placa de massa, cobri com o restante bechamel e queijo ralado a cobrir toda a superfície.

Foi ao forno, pré-aquecido a 200º, durante cerca de 20 minutos, altura em que o bechamel já fervia e o queijo já estava gratinado.

Acompanhei com salda de alface e rúcula, temperada com sal com ervas moído na hora, Vinagre Balsâmico tinto e Azeite!


* Compro as da marca Pingo Doce.



Nota: Também gosto deste molho Bechamel.