06/05/2010

Dourada no Forno

Mais uma de Peixe. A minha Mãe trouxe-me do mercado de Tavira uma Dourada. Decidi fazê-la no forno. Adoro Peixe no forno e sai sempre bem.

Fazer peixe no forno não tem grande ciência. É mais uma questão de temperar a gosto.

Dourada no Forno


1 Dourada; 1 Cebola; 1 Tomate; 1 dente de Alho; 1 copo de Vinho Branco; Azeite, Sal, Coentros, Salsa e Oregãos q.b.

Cortei a cebola às rodelas finas e coloquei uma parte na base do pirex.

Juntei salsa, coentros e oregãos e coloquei dentro da barriga da Dourada com um pouco de sal. Fiz o mesmo junto às guelras.

Coloquei a Dourada no pirex com a cebola restante, o tomate e o alho às fatias por cima. Reguei com o copo de vinho e com azeite, de forma generosa!

Salpiquei o peixe com sal e alguns oregãos e levei ao forno,aquecido a 175º, durante 30 minutos.

Acompanhei com batatas previamente cozidas que coloquei no pirex, junto ao peixe, e salada de Alface.

Nota: Quando faço peixe no forno coloco sempre o peixe inteiro, sem golpes. Fica bem cozinhado e menos seco do que quando tem golpes na barriga e lombo.


03/05/2010

Lombos de Salmão com Sésamo e Esparregado

Cada vez gosto mais de cozinhar peixe.

Lombos de Salmão com Sésamo

3 lombos de salmão (limpos e sem espinhas); 2 dentes de Alho; Azeite, Flor de Sal e Sementes de Sésamo q.b.

Colocam-se os dentes de alho muito picadinhos numa frigideira com Azeite e leva-se ao lume.

Untam-se os lombos de salmão com azeite e envolvem-se em sementes de sésamo.

Colocam-se na frigideira, quando o Azeite já estiver quente, e cozinham 3 minutos de cada lado. Já na frigideira polvilham-se com flor de sal.

Gosto do peixe pouco passado. Deixo a cozinhar o tempo suficiente para as sementes de sésamo ficarem douradas e o peixe ligeiramente cozinhado.

Esparregado

300g de espinafres; 0,5 dl de Azeite; 2 dentes de Alho; 0,5 dl de leite; meia colher de sopa de Farinha; 1 colher de sopa de Vinagre; Sal q.b.

Cozer os espinafres aproximadamente 5 minutos. Depois de cozidos escorrer e espremer muito bem até terem perdido quase a totalidade da água. Picar muito bem os espinafres e reservar.

Picar o alho muito fininho e colocar num tacho com o Azeite. Quando o alho estiver ligeiramente murcho adicionam-se os espinafres envolvendo bem. Junta-se o leite e a farinha mexendo rapidamente. Junta-se sal e mesmo no final o vinagre. Mexe-se novamente e está pronto.






01/05/2010

Risotto de Gambas com Algas e Espargos

Ainda o fim-de-semana vai a meio e já me está a saber tão bem!!

Hoje foi dia de passeio, de namorar, de descontrair.

Depois de ouvir várias vezes que esta semana andei muito longe dos tachos achei que depois de uma divertida tarde de passeio era hora de me esmerar na cozinha.

Assim, para o jantar, enquanto bebericava um Esteva de 2008, fui preparando um Risotto com o que havia cá por casa.

Risotto de Gambas, Algas e Espargos

275g de Gambas (já descascadas e sem cabeça); 20g de Alga; 3 Espargos Brancos grandes (já cozidos); 3 dentes de Alho; 1 Cebola; 150ml de Vinho Branco; 25g de Alga; 1 Malagueta; 1 talo grande de Aipo; 2 cubos de Caldo de Tomate*; 2 colheres de sopa de Queijo parmesão ralado; 180g de Arroz para Risotto (ou arroz redondo, tipo Carolino) Azeite, Salsa, Sal e Pimenta q.b.

Cozer as gambas durante 10 minutos com a malagueta e o talo de aipo.

Colocar as algas numa taça, cobertas com água quente, para hidratar.

Depois de cozidas as gambas retirar a malagueta, o talo de aipo e as gambas deixando apenas 4. Passar com a varinha mágica as 4 gambas (com a água da cozedura) e reservar este caldo mantendo quente.

Numa frigideira com um dente de alho, muito picadinho, salteiam-se as gambas, os espargos e meio talo de aipo (metade do talo usado na cozedura das gambas), cortado muito fininho, em azeite. Reserva-se.

Num tacho largo leva-se a refogar, em azeite, 2 dentes de alho com a cebola até esta estar murcha. Adiciona-se o arroz (sem lavar) e envolve-se bem. Quando começar a secar junta-se o vinho e mexe-se até este evaporar. Começa-se então a juntar, aos poucos, o caldo onde cozeram as gambas. À medida que vai secando vai-se juntado caldo. Este processo dura cerca de 20 minutos.

5 minutos antes de estar pronto adicionam-se as gambas com a alga e os espargos continuando a mexer bem e a adicionar caldo, se necessário.

Antes de servir adiciona-se o queijo ralado e polvilha-se com salsa.

Ficou uma delicia.

Acompanhei com tomate à rodelas temperado com sal, oregãos, azeite e vinagre balsâmico


*Na época do tomate e quando fiz as compotas guardei todo o sumo de tomate que resultava de deixar o tomate a escorrer. Coloquei em sacos de gelo e tenho usado como caldo de tomate.